quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Fim-de-semana em Liverpool


O Sol foi-se e o clima cinzentão voltou… e é com ele que temos vivido esta semana… mas voltemos a Liverpool…

Pois no Sábado de manhã lá fôramos para Liverpool…
Seguimos a habitual estrada para o Peak District, mas logo na primeira localidade seguimos na direcção de Manchester, onde íamos apanhar a auto-estrada para Wallesey…

Nos subúrbios de Manchester, em Stockport, apanhamos algum transito, o que nos fez perder meia hora de caminho…
Chegados à auto-estrada, estabilizamos nas 70 milhas por hora e fomos direitinhos até Wallesey…
Lá fora, o sol brilhava e o termómetro marcava 27ºC…

Chegamos facilmente a Wallesey… descobrir o hotel já não foi tão fácil assim…
Andamos pelos arredores e tínhamos a estação de comboios como referência, mas indicações para lá, nem vê-las…
Depois de uma inversão de marcha lá descobrimos a rua certa e o hotel…
Fizemos o Check-in (Internet de borla!! Yes!!) comemos qualquer coisa e partimos para Liverpool…

Para ir de Wallesey a Liverpool, há os Mersey tunnels… O King e o Queen Tunnel (sempre com nomes muito originais), cada um com uma portagem de £1,5 por passagem.
Primeiro que encontrássemos as entradas para o túnel foi uma aventura, mas lá encontramos o Queen (não era bem esse que estávamos à procura, mas o King perdeu-se algures e foi o que se arranjou)…
No final, até correu bem, logo à saída havia a Queen’s Square (Uhuhuhu que original!!) com um parque de estacionamento onde deixamos a carrinha.

Estávamos bem perto do centro e demos um passeio pelas redondezas…
Vimos a estação de comboio, o “pirolito” (como eu chamo a uma torre de uma estação de rádio que se eleva sobre a cidade), o museu mundial, a estatua do Whelington, na base do qual estão enumeradas batalhas onde liderou o exército, incluindo “Oporto” e com o apogeu em “Waterloo”.

Depois de uma voltinha pela zona mais histórica, encontramo-nos numa praça comercial, cheia de gente com camisolas dos clubes locais, Everton e Liverpool, que nesse dia tinham jogado para o campeonato…
Demos uma volta pelas ruas comerciais e acabamos por encontrar o caminho para a zona marginal… Nessa zona encontra-se uma interessante mistura entre edifícios antigos e outros com uma arquitectura mais moderna…
Desde o Museu de Liverpool, um edifício irreverente, a fazer lembrar a casa da musica, atravessando a Albert Dock, uma zona portuária antiga onde estão, entre outros, o Tate Museum e a exposição dos Beatles, chega-se ao Liverpool Eye, uma roda gigante, a imitar, mas mais pequena que a de Londres.
Ao lado do Liverpool Eye há uma zona com edifícios modernos, incluindo um pavilhão multi-usos, estilo pavilhão atlântico, com duas zonas distintas: A parte desportiva e o Centro de Congressos.
Quando por lá passamos, estava a decorrer um campeonato de Judo.

De regresso ao interior, e ao carro, passamos por zonas comerciais, onde acabamos por comprar… Legos…
Não Legos, Legos, mas Legos que são Legos mas não são Legos…
Compramos um jogo da Lego para nos entretermos em casa… mas ficou a promessa de, no futuro, voltar a uma loja Lego para comprar Legos daqueles que são mesmo Lego…
De volta ao carro, de volta ao túnel, de volta ao Hotel…

Chegamos ao quarto estourados… andamos quilómetros…
Decidimos ir buscar qualquer coisa para comer à zona marginal… Paramos a carrinha numa ponta e fomos a pé à procura de algum local para comer…
Dois salões de arcades, um bowling, um teatro, mas comida, quase nada…
O melhor que se arranjou, foi uma casa de Fish and Chips que estava quase a fechar… eram 20 horas… Fomos os últimos clientes… As doses tinham duas postas enormes, cada uma…

Levamos a comida para o hotel e comemos no quarto… mas ainda sobrou para o almoço do dia seguinte…
No hotel, aproveitamos a net para por o mundo em dia e a TV para ver… TV…

No Domingo, acordei e vi aquilo que vos disse… ou seja, nada…
Uma nevoeirada que escondia Liverpool, o Sol e o próprio mar da Irlanda que era ali tão perto…
Com o tempo, abriu um pouco, mas não apareceu o sol…
Aproveitamos a manhã até à hora de check-out… para aproveitar a net ao máximo…

Tinhamos planeado aproveitar o dia para ver os estádios de Liverpool… que distam um do outro cerca de 300 metros… e estão separados por um jardim…
Desta vez, encontramos o túnel do King… apesar de haver um desvio a 500 metros da entrada que nos fez andar 2 km a mais… mas foi da maneira que ouvimos as noticias…

Para quem acha que as nossas noticias são más… têm razão!!
Mas aqui são uma merda!!
Passo a exemplificar: Enquanto procurávamos as setas de desvio (também aqui elas desaparecem misteriosamente) deu um bloco noticioso que consistiu em: meia dúzia de banalidades politicas (crise, desemprego, bla, bla, bla!); uma ou outra treta de gente do espectáculo, ou seja, fofoquice e, importantíssimo, um resultado de um estudo que comprova que…
OS MAIS JOVENS CADA VEZ BEBEM MENOS CHÁ!!
Segundo esse estudo, apenas 4% dos jovens britanicos com idades inferiores a 25 anos bebe chá…
Outro dos resultados do estudo demonstrava que 95% desses jovens, mergulham o saco do chá na chávena em vez de usar um bule…
Enquanto ouvia dizerem isto na rádio eu só pensava que era algo ridículo para se dar nas noticias… mas até um dos locutores concordou comigo, porque começou a rir-se e a dizer o quão estúpido era aquilo…
Ah!! Não, não era uma estação de rádio local… era a BBC R2… sim, ESSA BBC…

Enfim, encontramos o túnel e seguimos o caminho previsto… Alguma confusão com as setas a indicarem o estádio do Liverpool, mas quando passamos mesmo à porta foi difícil de falhar…
Uma voltinha pela loja e outra pelas redondezas para procurar o parque que o separava do estádio do Everton… Não víamos sequer árvores, apenas casas… e com um aspecto um bocado degradado…
Quando já íamos a caminho do carro, vimos ao fundo da rua umas árvores daquilo que parecia ser um jardim… Fomos para lá e ainda andamos um bocado até encontrar a entrada para o parque…

O Parque é enorme… com grandes espaços relvados e algumas zonas mais nobres com canteiros de flores…
Algumas pessoas passeavam-se por lá…
Num dos extremos, perto do estádio do Everton, havia uns lagos onde alguns pescavam, debaixo de uns guarda-chuvas que eram maiores (e abrigavam mais) que algumas tendas de campismo…
Passados os lagos, lá chegamos ao estádio…

Demos uma voltinha pela loja, as fotos da praxe e voltamos a atravessar o parque até ao carro…
Daí, partimos para casa… e fizemos a viagem sem paragens, até Knutsford…

E o que é que Knutsford tem de especial?! Até chegar à rotunda de entrada da localidade, eu também pensava que não tinha nada…
Mas ali, numa saída merdosa da auto-estrada, num lugar meio perdido, numa rotunda ranhosa, havia um stand da… McLaren…
Sim, da equipa de Formula 1 que também faz uns “carrinhos” de vez em quando…
Na montra, um chassis de um McLaren de estrada e um Fórmula 1, ainda dos tempos do MIka Hakkinen…
Ao lado do chassis do McLaren tinha a certificação Energética (aquela ceninha que mostra o quão poupadinho e limpinho é o carro e que vai de “A”, o melhor, a “M”, o pior). Aquele carro está classificado como classe “M”… Um bom menino, portanto!
Como queríamos dar uma vista de olhos ao stand, parei a carrinha próximo da rotunda… em frente a um Jaguar XK ultra desportivo… era uma zona pobrezinha…

Continuamos a viagem e os passeios do dia anterior começavam a cobrar-me… Estava estourado…
Ainda levei o carro até Buxton, onde fizemos umas compras necessárias para a semana, masa partir daí passei o testemunho à Clara… mas ainda fui a tempo de quase atropelar um galo estúpido (como todos) que atravessou a rua fora da passadeira, depois de eu ter virado num cruzamento… foi pena, porque até me sabia bem uma cabidelazinha…

Chegados a casa, foi arrumar as coisas e esperar pela segunda-feira… que eu também já tenho que ir trabalhar…

Sem comentários:

Enviar um comentário