domingo, 24 de junho de 2012

\m/ Download Festival 2012 \m/

Um mês antes chegou-me isto a casa:
Bilhetes e passe para o parque

Comprados uns bons meses antes, chegavam, finalmente, os passes para os três dias do festival.

Na sexta-feira, dia 8 de Junho, foi o primeiro dia de festival.
Os concertos começaram ao início da tarde, mas nós só podíamos ir depois do trabalho.
Às 17 horas, saímos do trabalho, mudamos de roupa e seguimos para Donington.
A viagem foi tranquila e rápida, sem transito de monta... até aos últimos 2 km, que foram feitos a ritmo de caracol. Nada que não estivéssemos à espera.

Ainda tinha alguma esperança de chegar a tempo de ver o concerto de Machine Head, que começava às 18 horas mas, à hora em que estacionamos e íamos para o recinto, já eles tocavam as últimas músicas...

Algo que achamos estranho, foi ver tanta gente de galochas... mas pouco depois percebemos porquê...


Lama... por todo o lado...


Entre o parque de estacionamento e o recinto ainda fizemos umas centenas de metros em paralelo com o traçado do circuíto.

Chegamos ao recinto a tempo de ver o concerto de Nightwish no palco secundário... foi entretido, mas a entrada da vocalista foi um verdadeiro anti-climax, ora vejamos:

Teclista entra com uma cartola e um ar sinistro, para os seus orgãos que estavam "camuflados" de orgão de tubos, dando um ar... sinistro!
Guitarrista vestido de preto e cabeludo, à metaleiro.
Baixista de preto, cabelo comprido e louro, com duas tranças de barba quase até à cinta...

E, finalmente, entra a vocalista... com roupa de ir às compras...

Top preto, calças beijes, casaco preto com brilhantes, botas até ao joelho...
Cá para mim, comprou aquelas roupinhas na Zara... o que seria aceitável.. SE NÃO ESTIVESSE NUM CONCERTO DE UMA BANDA DE METAL SINFÓNICO!!

Depois da má primeira impressão da entrada, o concerto correu bem.
Terminado o concerto, a seguir ia tocar Slash, às 20:30.
Às 21, os cabeça de cartaz The Prodigy começavam no palco principal.
Como nenhum de nós é grande fã dos saltitões americanos, não ficamos por lá muito tempo e acabamos por ficar "agarrados" ao palco secundário com o Slash!
Saímos do recinto depois dele tocar a Sweet child of mine, dos Guns 'n' Roses.
Enquanto saíamos, ainda deu para ouvir a Paradise City.

Chegados ao carro, trocamos de calçado... por sorte, a clara tinha levado calçado suplente e eu tinha o meu saco do ginásio na mala... lá dentro as sapatilhas...
O caminho para casa foi rápido e sem chatices. Saímos antes dos concertos acabarem, por isso antes da confusão.

No Sábado, contávamos receber a visita do meu bro e mais um...
Às 8 horas, quando acordei, tinha uma mensagem, do meu irmão, no telemóvel... Vinha sozinho!
Não posso dizer que isso me tenha surpreendido o motivo... conhecendo a peça...

Chegava a Chestefield por volta das 12:45h.
Fui buscá-lo e almoçamos em casa.
Depois do almoço, fomos para o festival.
Chegamos ao recinto por volta das 16 horas. A Clara, já equipada com galochas!

Me and the Bro no recinto

Por sorte, as bandas que queríamos ver estavam distribuídas pelos palcos em horas que não se interceptavam. Assim foi fácil ver Tenacious D, no palco principal, saltar para Corey Taylor no palco terciário e regressar ao palco principal para Metallica (óbvio)!

O tempo esteve melhor, no Sábado, por isso a lama deixou de ser tão problemática... mas ainda havia algumas zonas de perigo...

Os concertos foram tudo aquilo que esperávamos, talvez com os divertidos Tenacious D a surpreender pela positiva, pela quantidade de gente que conhecia o reportório e acompanhava a música.

O Corey Taylor actuou a solo com uma guitarra acústica. Cantou músicas de Stone Sour, Slipknot (sim, acústica), Alice in Chains, Pink Floyd, U2, etc...
Um bom concerto...

O concerto de Metallica teve uma novidade, que já tinha visto no concerto do Rock in Rio. O palco deles tem uma extensão até ao meio do público, que permito ter um Snake Pit no meio.

Terminado o concerto de Metallica, saímos do recinto... muito devagar.
TODA a gente saiu ao mesmo tempo, por isso fomos na corrente até ao parque.

Troca de calçado (sem isso ninguém sonhe em meter os pés no carro), e toca a sair...
Desta vez, demoramos alguns minutos a sair do parque. A partir daí, foi sempre a andar!

No Domingo, o meu bro ainda almoçou connosco, mas deixei-o por volta das 13h na estação.

O cartaz de Domingo tinha algumas bandas que queríamos ver, mas o cansaço dos dois dias anteriores estavam a "cobrar"...
Decidimos que não podíamos falhar Soundgarden...
Chegamos ao parque para estacionar e... mandaram-nos para outro parque... para O parque.
Nos dias anteriores, ficamos sempre num dos parques do aeroporto, mas naquele dia, fomos para o parque do festival que, como qualquer parque de festival é... um campo!
Foi aí que eu percebi porque é que, no primeiro dia ouvia na rádio falar em tractores e jipes a desatolar carros no parque...
No parque andamos, andamos, andamos e os assistentes continuavam a mandar-nos para o fundo... eu só consegui pensar em como é que iríamos sair dali no final... com aqueles carros todos a sair ao mesmo tempo...

Chegamos ao recinto ainda antes de Megadeth, que antecediam Soundgarden.
Compramos umas T-shirts e sentamo-nos a descansar no topo do "anfiteatro", no meio dos "lugares sentados"...
Os "lugares sentados" eram isto:
Lugares sentados
O povo leva cadeiras de campismo para o festival. No Domingo, havia muito menos gente do que no Sábado e a zona entre a entrada e o palco principal, que é um anfiteatro natural, estava cheia de povo sentado...
Esta foto foi tirada junto à cabine de som, antes do concerto de Soundgarden... e eles por lá ficaram para os cabeça de cartaz, Black Sabath.

Foi daqui que vimos, de pé, o concerto de Soundgarden (Chris Cornell em grande... nada a ver com a palhaçada de CD's a solo que lançou há uns anos atrás...) e foi daqui que partimos para ir embora no final...

Sorte ou azar, a saída alternativa por onde íamos sair, estava fechada, por isso tínhamos que voltar a sair pela porta de entrada...
Ao chegar perto da saída, revimos o palco principal e, apesar de estarmos cansados, decidimos dar uma hipótese aos "velhinhos" e, pelo menos, ver o arranque do concerto...
Lá para as 21:10 o concerto começou!

Vimos as cinco primeiras músicas e fomos embora...
Nada de confusões...
Chegamos a casa em 45 minutos... o normal!

Tinha terminado a nossa primeira aventura festivaleira por terras de Sua Majestade!

Para o ano: Compro galochas!

Queen's Jubilee weekend

Se não sabes, ficas a saber que, os feriados cá na terrinha são só 8 (OITO) e que são, quase todos à segunda-feira:

New Year: 1 Janeiro (ou a segunda-feira seguinte, caso calhe ao fim-de-semana);
Good Friday: 6ª feira antes da Páscoa;
Easter Monday: 2ª feira de Páscoa;
May Day: 1ª segunda-feira de Maio
Spring Bank Holiday: Última segunda-feira de Maio;
Summer Bank Holiday: Última segunda-feira de Agosto;
Natal: 25 de Dezembro;
Boxing Day: 26 de Dezembro.

Portantos, quando este ano nos calha na rifa o jubileu a uma terça-feira, 5 de Junho, o Spring Bank Holiday foi alterado para o dia 4 de Junho, para termos um fim-de-semana de 4 dias.

Como no fim-de-semana anterior tinhamos viajado para Portugal e eu tinha vindo da Ucrânia, acabamos por passar o fim-de-semana por casa... e, claro, como não podia deixar de ser, o tempo esteve uma valente Bosta... as usual!

Sábado e Domingo ficamos por casa... normalmente, a ver a chuva cair lá fora.

Na segunda-feira, a Clara acordou a dizer que estava bom tempo... finalmente íamos ter a oportunidade de fazer a caminhada que tínhamos planeado na semana anterior.

Fomos de carro até ao Derwent Reservoir, no Peak District e estacionamos no parque de lá.
Mochilas às costas, mapa na mão e partimos para dar a volta aos reservatórios.
Cerca de 18 km de caminhada... valeu a pena... ora vê só:
Derwent reservoir
Derwent reservoir
 
Derwent reservoir
Faisão - Howden reservoir

Gansos - Howden reservoir
Esquilo - Howden reservoir

Slipery Stones

Howden reservoir
Carneirinho - Howden reservoir

Howden reservoir
Derwent reservoir

O tempo ajudou e foi um passeio bem agradável...
No final do dia, chegamos a casa estourados, mas satisfeitos.

O fim-de-semana seguinte foi de festival...

Viagem ao Porto!


Depois de um lanchinho e de um rearranjo da mala de mão, partimos de carro para Stansted, onde passaríamos a noite num hotel próximo do aeroporto para, no dia seguinte apanhar o avião de manhã, rumo a Pedras Rubras.


A viagem correu bem... na primeira meia hora...
Passado um pouco, o trânsito acumulou, algo invulgar aquela hora, e a dado momento, praticamente parou...
Depois de alguns minutos bloqueados, andamos um bom bocado. Parecia que o pior já tinha passado, mas uns dois quilómetros adiante, voltamos a parar... de vez!

Ninguém percebia o que se passava.
Corremos todas as rádios a tentar encontrar uma justificação... sem sucesso...

Três horas depois, começou a mexer... um pouco... O suficiente para um camionista (suponho eu) falar com os condutores e explicar um caminho alternativo.
Passamos  pelos camiões que estavam na frente da confusão, sem descobrir o motivo para tal, e seguimos pelo caminho alternativo... Até hoje, não sabemos o que provocou aquele bloqueio, nem porquê!


Chegamos ao hotel por volta da 1h da manhã... bem mais tarde do que as 21 horas que prevíamos...
Dormimos bastante menos horas do que o previsto, mas foi o que se arranjou.


Às 7:30, estávamos a estacionar no parque do aeroporto. Às 9:15 devíamos partir, mas ainda estávamos a acabar de embarcar...
Viagem sem sobressaltos e chegamos a Pedras Rubras.

Recolhemos o carro que alugamos para a Clara e deixou-me em casa.

Nessa tarde de 6ª, fui a casa dos meus avós, recebi a visita do meu afilhado e dos meus primos, à noite, jantarada com a malta.
Sábado, almoço em casa do meu primo, cervejola na praia com um colega e o resto da tarde no café com amigos! Jantar, novamente com a malta!
Domingo, festa de anos em casa, com a famelga! Depois do jantar, cinema com o meu bro: The Dictator.
Segunda-feira, visita à casinha no Marco de Canavezes e, finalmente, lanche em casa e partida de regresso à ilha!


Foram apenas 4 dias, mas deu para estar com bastante povo: familiares e amigos... Infelizmente não consegui estar com todos...


E, depois da viagem, um fim-de-semana prolongadíssimo, graças ao Jubileu da Betinha!

Tales from Ukraine!


A segunda-feira, 21 de Maio, dia dos meus anos, passei-a toda em viagens.

7:35 h, estava a embarcar no comboio, rumo a Londres.

10:30h, apanhava novo comboio para o aeroporto de Gatwick.

13:00h, Apanhava o avião para Kiev.

18:30h, chegava a Kiev. Terminal F. Troca para o Terminal B (sem qualquer indicação, excepto um shuttle que passava de 30 em 30 minutos... para nos levar ao outro lado da rua...)


21:00h, Embarcava para Kharkiv, já com a companhia da Espanhola, do Grego e do Cerqueira, meu colega do INEGI.

22:00h, Chegava (finalmente a Kharkiv).

22:30h, Chegava ao hotel


Um dia de anos diferente...


22 e 23 foram passados em reuniões das 9 às 17 horas.
Depois das 17, houve sempre algo diferente.
Na primeira noite, o jantar era oferecido pelos anfitriões. Jantamos numa sala privada de um bar de estudantes.
A mesa estava cheia de petiscos ucranianos que variavam entre peixes fumados ou curados, carnes e enchidos, o tradicional caviar, queijos, saladas, etc. Também vários vinhos locais (aka: ZURRAPA), sumos e (óbvio) Vodka... mas não era uma Vodka qualquer. Era Vodka com uma malagueta.

Esses petiscos eram apenas as entradas. Lá para meio do jantar começaram a trazer travessas de puré e uma espécie de filetes de salsicha (pelo menos era isso que pareciam à primeira vista). Afinal era carne de porco com recheio de ameixas.
Para um português, habituado a uma gastronomia rica em variedade, foi uma experiência enriquecedora, (Apesar disso, não trocaria os nossos pratos pelos deles.) mas para o meu chefe, vegetariano e um alemão "esquisitinho" com a comida, foi uma desilusão.

No final, começam a chegar as sobremesas... e recolhem os pratos do almoço... mas não os talheres...
Recebes os talheres ao princípio e usa-los até ao fim!


No segundo dia, o jantar era por conta de cada um. Demos uma volta pela cidade, acompanhados pelas colegas Ucranianas, e acabamos numa cervejaria.
À porta, o cartão de visita não podia ser melhor:

Leitão assado
Perante a hipótese de termos que mudar o local, por falta de mesas disponíveis, as respostas foram negativas. Não se pode meter leitão à frente dos olhos e depois esperar que se contentem com qualquer outra coisa...
Acabamos por ficar numa mesa num canto remoto e mais sossegado...



O menu foi fácil de escolher. Leitão para a maioria.
A acompanhar, cerveja artesanal, feita na hora e que é entregue na mesa com uma ampulheta de 20 minutos. Ao fim dos 20 minutos a cerveja está morta...


O jantar foi divertido e animado... especialmente, a partir do momento em que começaram a meter musica e as meninas que estavam a servir, com trajes típicos (e curtos) ucranianos, começaram a dançar no palco... tal como, quase, toda a gente.
Quando saímos de lá aquilo mais parecia uma discoteca do que uma cervejaria, com gente a dançar em cima do palco e das mesas.



O caminho para o hotel, foi feito de taxi... com algum receio de não chegar ao destino tal o estado de sucata do carro.
Terminada a corrida, precisamos de recibo... mas o taxista não tinha nada que se parecesse com recibos... Taxímetros, não existem. O valor da corrida é negociado antes de começar.
Lá conseguimos que escrevesse o valor num cartão de visita da companhia.


No dia seguinte, ou melhor, umas horas depois (às 4 da manhã) tive que acordar, para mais um dia em viagens...
O voo para Kiev era às 6:30h.


O taxi que nos levou ao aeroporto era um Lada rançoso que mal tinha espaço para as malas. Éramos 4, com malas de viagem.
Chegados ao aeroporto fomos para a fila do check-in. As meninas bem que olhavam para o computador, mas todo o processo era manual...
As etiquetas de bagagem e o próprio bilhete eram escritos à mão.


Entrando no avião, começaram a surgir os primeiros problemas. Algums passageiros tinha bilhetes para os lugares "F", num avião com 5 lugares que iam de A a E...
Tiveram que esperar que toda a gente se sentasse para, finalmente, terem lugar.


O voo correu bem... até Kiev.
À saída do avião haviam dois autocarros. Apanhamos um que nos velou directos ao Terminal F, de onde partiríamos... mas as bagagens estavam no Terminal B... Perguntamos o que devíamos fazer para recuperar as nossas bagagens à menina do apoio ao cliente que nos disse para irmos à porta das chegadas e pegar nas nossas bagagens.
Pensei que não seria assim tão fácil. As portas das chegadas só têm sensores do lado de dentro, precisamente para evitar que entrem pessoas estranhas... e confirmei isso ao chegar lá.
Aproveitamos a saída de uma pessoa para furar pela porta e as nossas malas estavam mesmo sobre o tapete.
Saímos com as malas e ninguém nos perguntou nada nem pediu identificação e nem sequer houve reacções de estranheza à nossa entrada e saída...
Only in Ukraine...

Apanhamos o voo para Gatwick e chegamos lá à hora do almoço. Almoçamos pelo aeroporto e, quer eu quer o meu chefe seguimos caminhos e comboios diferentes.
Cheguei a Chesterfield por volta das 16:50 e esperei pela Clara na estação.


Ainda nessa tarde ia voltar a entrar em viagem...

PS (Só para rapazes) - Sim, as Ucranianas são potentíssimas! Muito jeitosas e bem arranjadas! Não, não tirei fotos... mas acredito que haja sites da especialidade!

Pôr a escrita em dia...

O mês de Abril começou com a visita da mãe e do irmão da Clara e continuou com o nosso passeio pela Cornualha, no fim-de-semana de Páscoa...

O resto do mês foi algo monótono.

A tradicional rotina: casa-trabalho-ginásio-casa, com as ocasionais variações e pouco mais...
Só no dia 19 a coisa mudou de figura com uma visita a Birmingham para ver o Cirque du Soleil.

Rapidamente chegou Maio e, com o aproximar do mês, a Clara ficava cada vez mais entusiasmada com a proximidade dos meus anos...
Eu é que ia receber as prendas, mas ela é que ficava excitada com a perspectiva de a comprar...

Assim que recebemos, lá teve que ser...
Já tinhamos falado nisso, mas acabamos mesmo com optar por isto...

Kindle surpresa
Já há algum tempo que tinha uma colecção enorme de e-books, em pdf, mas não tinha pachorra para os ler no computador... Além disso, imprimir, centenas de livros está fora de questão.
Com o Kindle posso lê-los à vontade e sem andar com livros pesadões às costas...
Até hoje, estamos muito satisfeitos com a compra.

No primeiro fim-de-semana de Maio, mais um feriadito... que aqui calha, à segunda-feira.
Entre 5 e 7 de Maio, fomos para Withernsea, na costa Este, um pouco a Norte de Kingston-Upon-Hull.
Acampamos num parque junto ao mar... a este mar...

Withernsea
Escusado será dizer que não houve banhos de mar para ninguém...
O parque tinha condições excelentes, mas estava frio e o tradicional vento gelado inglês não ajudava...
Felizmente, tinha o meu recém-comprado Kindle e uma tenda grande e confortável...

Withernsea é uma localidade pequena, com ares de ser o refugio de fim-de-semana dos moradores de Hull... Não tem nada de extraordinário, mas é uma boa escapadela de fim-de-semana.

Próximo de onde estávamos, há o Spurn Point, uma peninsula na margem norte do Rio Humber onde existe uma reserva ornitológica.
No Domingo, aproveitamos para ir dar um passeio por lá.
O acesso é limitado. Para entrar de carro é necessário pagar um valor simbólico, por isso optamos por ir a pé.

Spurn Point, visto do início da península.
A península é constituída por dunas, com praias de ambos os lados.


Spurn Point - praia

Spurn Point - Duna
Não chegamos a ir até à ponta da peninsula (cerca de 3km), mas passamos a metade.

Spurn Point

Voltamos para o campo e o tempo continuava manhoso.
Regressamos a Withernsea e demos uma voltinha pela cidade.

Entrada do antigo pontão
Antigo pontão à escala
Acabamos por lanchar num cafézinho local e passamos o resto da tarde no bar do parque.
Na segunda-feira, voltamos para casa.
Ao chegar a Hull, a Clara queria parar para tomar um café. Reparamos num Costa Caffé num Outlet park e fomos lá.
Não se pode entrar num outlet sem comprar qualquer coisa (pelo menos se fores mulher), por isso foi inevitável entrar em algumas das lojas...

Sports Direct, onde compramos algumas coisas para campismo e eu comprei umas polos de manga curta e uns calções (já que os três pares que trouxe de Portugal já só me servem nas orelhas).

Finalmente, passamos uns bons 45 minutos no outlet da GAP onde renovei o meu stock de calças de ganga (as que trouxe de Portugal também deixaram de me servir... é da humidade) e comprei mais dois pares de calções. A Clara comprou umas camisolitas...
Acabamos por sair dali com o guarda-roupa renovado por uma pechincha...

Chegamos cedo a casa e aproveitamos o resto do dia para descansar.

Na semana seguinte, tínhamos que levar o carro à inspecção anual.
Como precisávamos de um cartão suplente, já que apenas tínhamos um que é demasiado arriscado, acabamos por deixá-la na Renault para a inspecção...
BIG MISTAKE!!

Na 6ª feira, deixei-a de manhã na oficina e ao fim do dia íamos buscá-la... se não tivesse chumbado na inspecção... que caducava no dia seguinte...
Acabamos por passar o fim-de-semana sem carro, mas sem problemas de maior, já que não tínhamos grandes planos.


Apesar de tudo, no fim-de-semana, fomos brindados com bom tempo... o que permitiu estrear uma das nossas últimas aquisições:

Churrasco em estreia
Costelinhas de porco, Espetadas, Pimento assado e salada.

Um belo repasto para um grande sábado.

Na semana seguinte, desdobrei-me em múltiplos telefonemas para a Renault para saber como estava o veículo...
Só na 3ª feira conseguiram fazer o diagnóstico e só na 5ª feira a arranjaram!
Ficou um brinquinho... mas derretemos mais de €1000...


Pouco depois, estava a preparar-me para ir passar 4 dias em viagem para a Ucrânia.
Já lá vamos noutro post...

Estou de volta...

...para pôr a escrita em dia!