quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Home, at last!

Estou regressado a casa!!

A viagem, bipartida, correu bem: Comboio para Londres, ontem e avião para o Porto hoje. (tirando eu quase ter deixado a mala com as prendas a meio da estação de comboio...)

Agora, se quiserem cuscar a minha vida, ligainde-me e convidai-me para uma copada!

Até para o ano!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

domingo, 11 de dezembro de 2011

Back from a weekend... in London!

O meu amigo Morgan, que encontrei por lá!
A Brita Espinha... com o seu rabinho rijinho!!
M&W = Dumb and Dumber.

Richard Branson: "I hear you, Master!"

Miguelverine
Iron Mike

Getting ready to fly.
Em pleno voo... invertido (Aquelas perninhas sozinhas lá em cima são as minhas).

A descolar... devagarinho (6,5 m/s).
A descer... rapidinho (15 m/seg). Os donuts mantiveram-se no estômago!
Carro para o fim-de-semana...
...e para o resto da semana.
Esquilo no cemitério de Bromptom (à beira de Stamford Bridge, estádio do Chelsea).
A Millenium Bridge: por "deformação profissional, tive que estudar esta ponte gingona!
Millenium Bridge e St. Paul's cathedral, ao fundo.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Fotos (II)

Porque é que eu não me importo quando a senhora me pede para lavar a louça (Quando é à noite é que é mais chato...)
Vista da cozinha.
Caminho para Manchester, visto do carro:

Algures...
...no meio de nenhures...
...não tenho mais rimas em "ures"...
...a não ser Lemures!
Manchester à vista!!
A torre do hotel Hilton!
The temple - "underground" pub... literalmente!
Câmara de Manchester
A torre do Hilton
Num registo (bem) mais recente:
Eu disse que a manada de veados que eles viram desta vez era bem maior que a outra...

Semanas de acção...

Desde a última vez que cá vim, muita coisa se passou: tempo, carros na estrada e, especialmente, nuvens no céu... Alguma teimaram em ficar um bocado cá por cima, mas lá acabaram por seguir viagem...

No fim-de-semana de 19 e 20 de Novembro, montei o meu selim na bike e já pode andar com ela devidamente...
No sábado de manhã, fomos à cidade, mas desta vez de bike. Uma volta agradável em que juntamos o útil ao agradável...

No regresso a casa, a Clara ainda resmungou um pouco. Foi de calças de ganga, para ir ao banco. Com o pedalar, as pernas incharam-lhe e magoava-se com a costura... mas pelo meio dos resmungos lá ia pedalando e chegamos a casa direitinhos.

Da parte da tarde fizemos algo tão interessante que já nem me lembro o que foi... mas provavelmente ficamos a trabalhar na nossa empresa...

O Domingo também foi bastante interessante... tão interessante que nada fizemos...

Durante a semana, muito trabalhinho...
Acabar com os testes da semana anterior, fazer infusões por vácuo e dar uma mãozinha ao Neil nos tempos mortos...

Na quarta-feira, embalados com o trabalho para a empresa durante o fim-de-semana, pedimos uma "audiência" com o chefão para nos dar umas dicas sobre "Como criar/iniciar uma empresa no reino unido!".
Saímos da reunião com algumas ideias mais definidas... e com muitas mais questões pendentes sobre assuntos que nem sabíamos serem importantes...
Ou seja, foi uma reunião extremamente produtiva...

O fim-de-semana foi bastante interessante...
Na 6ª feira, estacionamos a carrinha muito próxima do portão da garagem em frente à casa, por isso, no sábado de manhã tive que sair da cama, relativamente cedo, para a mudar para um local onde não estorvasse.
Quando saí de casa, por volta das 10 horas, tudo estava bem no nosso cantinho de Chesterfield... demorei uns 2 minutos a mudar a carrinha...

Quando regressei a casa e queria ligar as tomadas, nada funcionava...
Curto-circuíto?! Queimou um fusível?! Estourou alguma coisa?!
Espreitei pela janela e a loja do outro lado da rua tinha as luzes acesas. A garagem de pneus, de onde eu tinha mudado a carrinha, também continuava como se nada fosse...
Não consegui descobrir o que aconteceu, por isso tive que confirmar e descer à rua. Lembrava-me que, quando regressava a casa, a loja da senhoria tinha as luzes acesas. Se houvesse maneira de confirmar se o problema era nosso ou geral era mesmo vendo se nos outros locais havia luz.

A luz estava apagada... tal como a luz do barbeiro, da loja de cartões e de tudo o que nos rodeava... mas só do nosso lado da rua...
A senhora da loja de cartões já estava a ligar para a companhia, por isso não me preocupei muito e achei que aquilo se resolveria rápido.

Voltei para casa, mas não podíamos fazer grande coisa...
Cá em casa é tudo eléctrico... inclusivé o chuveiro... Nem tomar banho pudemos... mas como íamos de bike à cidade também não nos fazia grande diferença...

Vestimos os fatos de treino (desta vez, ninguém levou calças de ganga) e fomos à cidade. Fomos a uma loja encher os tinteiros da impressora, passamos por uma loja de vinhos para analisar o mercado, passamos outra vez pelo Barclays, fomos aos correios e a Clara sugeriu que almoçássemos por lá, para a eventualidade de ainda não haver luz quando chegássemos a casa...
Procuramos a roullote que vende os melhores hamburgers de Chesterfield, mas não a encontramos... fomos a outra que também tinha um cheirinho bastante agradável, mas que ficava um pouco aquém a nível de sabor...

Após a última dentada, montamos as bikes e seguimos para casa. A Clara cada vez anda mais confiante e fizemos a viagem tranquilos.
Ao chegar a casa, já estava no intervalo do jogo do Chesterfield...

Foi dia de jogo grande. O Sheffield United, grande rival do Chesterfield veio jogar ao B2net Stadium (para variar a equipa da casa levou no toutiço)...
Aparentemente, a rivalidade entre estes clubes costuma ser extrema. O aparato policial na nossa rua era impressionante:
Carrinhas e carros do corpo de intervenção em toda a extensão da rua;
Polícias com máquinas fotográficas e/ou de filmar;
Carrinhas com câmaras de filmar;
E um helicóptero a sobrevoar a zona...

Entretanto, já se viam alguns homens na rua com coletes de obras a identificarem-nos como trabalhadores da companhia eléctrica, mas não havia luz em lado nenhum do nosso quarteirão.Uma falha destas, num dia de jogo grande, foi um rude golpe nos negócios de Take Away e casas de apostas aqui das redondezas, que tinham as portas fechadas.

Como chegamos a casa e ainda não havia luz, acabamos por não passar lá grande tempo...
Pensamos  no que poderíamos fazer sem luz... e sem gastar dinheiro... Estávamos no último fim-de-semana do mês e as contas estavam depauperadas, ao ponto de ficarmos a zeros se fôssemos ao cinema...
O tempo estava um pouco ranhoso, por isso excluímos a hipótese de ir dar uma voltinha a qualquer lado... o único local onde podíamos ir sem gastar dinheiro era... o Shopping!!

Algum tempo depois de o jogo ter acabado e em pleno auge do aparato policial, pegamos na carrinha e fomos para o Meadowhall... em Sheffield...

Chegados lá, demos umas voltinhas, vimos muita coisa, mas não compramos nada...
Voltamos para casa já de noite e ficamos contentes porque víamos luz nas casas das redondezas... mas foi sol de pouca dura...
Assim que avistamos o nosso quarteirão, vimos as luzes ainda apagadas e o passeio esburacado ao lado da porta de nossa casa. No passeio estava uma equipa da companhia eléctrica a tentar reparar a instalação.

Fomos para casa e aproveitamos a bateria que ainda restava nos portáteis para nos entretermos com uns filmes e séries...
Pelo meio, ouvimos bater à porta. A senhoria andava pela loja e queria saber se estava tudo bem connosco. Sem luz não tínhamos condições para fazer NADA.
Para ajudar à festa, a noite estava fria e o aquecimento da casa é... eléctrico.
Debaixo de cobertores e à luz de uma lanterna, drenamos as baterias dos portáteis...

A dada altura, as luzes pareciam estar a voltar...
Mas foi falso alarme. Ainda demoraria mais uma hora até a luz voltar de vez...

12 horas sem electricidade. Deu para descongelar metade do congelador... felizmente o tempo frio desse dia não permitiu que a comida se estragasse.

No Domingo, não fizemos nada de extraordinário, além de rogar para que S. Receber chegasse depressa...

Segunda-feira!!!!
Detesto segundas-feiras...

Mas desta vez, foi dia de S. Receber!!!!

...e nós aproveitamos logo para dar vivas ao S. Gastar!!
Cursos de formação, compras do mês e bilhetes para o museu da Madame Tussaud... Metade do meu ordenado foi à vida, menos de 24 horas depois de ter entrado na conta...

A semana foi dividida em duas partes:
De segunda a quarta, fomos trabalhar como sempre.
Quinta e sexta, a Clara teve férias, para poder estar com o Tugang... enquanto eu trabalhava como um mouro...

Na 4ª feira, depois do trabalho, tivemos a "brilhante" ideia de ir ao Meadowhall comprar as prendas para os nossos amigos secretos da festa de natal da NetComposites.
A ideia foi "brilhante" porquê?!

Porque fomos directos para lá depois do trabalho... tal como milhares de pessoas de Sheffield que trabalham em localidades a Sul da cidade...
E o que é que acontece quando toda a gente quer entrar na cidade ao mesmo tempo?!
Trânsito!! MONTES de trânsito!!

Depois de debitar uns quantos vernáculos e de ter ensinado algum calão português aos meus parceiros de fila, lá conseguimos chegar ao Shopping... que até nem estava com muita confusão.

Compramos o que pretendíamos e procuramos um local para jantar. Como nenhum nos agradou particularmente, optamos por jantar em Chesterfield, num restaurante perto de casa que já andamos a galar desde que cá chegamos...
Ao passar pelo restaurante... estava fechado...
Tentamos um outro italiano, mais próximo do centro, que também já tínhamos namorado há algum tempo...

Foi um jantar bastante agradável, num restaurante com staff 100% italiano, da Scicilia...

Depois do jantar, voltamos para casa.
Os nossos colegas aterraram em Londres nessa noite.

Na 5ª feira, a Clara deixou-me na NetComposites e aproveitou o dia para descansar... e tratar de assuntos relacionados com a criação da empresa.
O Tugang, aproveitou para visitar a cidade de Londres. Só ao final da tarde embarcou na camioneta rumo a Chesterfield.
Por volta das 21:30 horas, chegou o sinal de que teriam chegado a Chesterfield. Peguei na carrinha e fui buscá-los.

Uma recepção rápida e montamos o estaminé!
O casal dormiu no nosso quarto, os três manguelas ficaram na sala...

Sexta feira, aqui o preto, foi trabalhar...
O resto ficou na sorna...
Dizem os relatos, pouco fiáveis, de quem lá esteve que passaram (o que sobrou d)a manhã a visitar Chesterfield. Da parte da tarde, foram para a zona de Chatsworth. Fizeram a, já tradicional, caminhada Baslow-Chatsworth-Baslow, onde encontraram ovelhas e uma manada de veados, muito maior do que a que encontramos da última vez que lá estivemos...

Tanto passeio tinha que dar em merda (não estou a falar só das montanhas de merda que eles pisaram e que lhes forrou as solas dos sapatos durante toda a estadia), e quando chegou a hora de saída do pobre coitado que tinha que trabalhar... não havia ninguém para o apanhar!!

Alguns colegas ainda me ofereceram boleia, mas achei que seria um ligeiro atraso...
Para ajudar à festa, o meu telemóvel inglês estava sem saldo... e o português com a bateria completamente esgotada...

Restava-me pensar em formas lentas e dolorosas de matar quem me fazia esperar... e consegui lembrar-me de algumas bem interessantes...

A paciência nunca foi o meu forte, por isso pus-me a caminho...
Pouco depois, lá vi uns faróis que me eram familiares...

Fomos às compras e viemos para casa, preparar a janta.
Para a noite tínhamos planeada uma saída em Sheffield.
Demoramos um bocado mais do que o previsto a fazer o jantar, por isso saímos de casa por volta das 21 horas...

Logo na estação, estavam umas moças cheias de calor a comprar os bilhetes... um bom prenúncio para o que nos esperava em Sheffield.
Apanhamos o comboio e chegamos lá rápido.

Em Sheffield já estávamos, mas para onde é que era suposto ir é que não sabíamos... O problema foi termo-nos fiado na Clara como cicerone...
A única vez que lá esteve foi na Ladies Night, com a Gemma, e há pouca coisa de que ela se lembra dessa noite...

Demos voltas e voltas à cidade em busca de um pub... o único cujo nome a Clara sabia.
Tudo para acabar por descobrir que estávamos a ir para a direcção errada...

Quando, finalmente, atinamos com a rua dos pubs, entramos logo no primeiro... e por lá ficamos!
Dança, cerveja e muitos Pais Natais, foi o que encontramos por lá...

Por volta das 23 horas, viemos embora. O último comboio saía de Sheffield às 23:37...
Chegamos a casa, fomos para a cama e tivemos uma noite curta de sono...

Sábado de manhã (e neste caso era manhã mesmo, 8h), o pessoal acordou e preparamo-nos para sair...
Não é difícil de imaginar como será caótico ter sete pessoas a prepararem-se para sair, quando só há uma casa de banho...
Acabamos por sair de casa a rondar as 9 horas... Nada mau!

O destino era Manchester.
Chegamos lá em pouco mais de uma hora e meia...

"Lá" era aqui:

Me @ The Theatre of Dreams
(Para os mais preocupados com a minha saúde, posso dizer que não toquei em nenhum equipamento principal do clube. Apenas peguei em alguns exemplares do segundo equipamento. Mesmo assim, depois de sair da loja tomei precauções e limpei-me com desinfectante.)

Depois do estádio, seguimos para o centro.
Estacionamos, demos uma voltinha a pé e almoçamos em frente à câmara, onde estava uma feira de Natal, com doçarias (sempre), vinho quente (what else?!) e bugigangas...

Depois do almoço fomos ao museu da ciência e da indústria. Um museu enorme e gratuito onde estão em exposição alguns elementos marcantes da história, desde inovações tecnológicas a maquinaria e veículos que revolucionaram o mundo.

Passamos umas horas deliciosas no museu, mas ainda tínhamos que voltar para Chesterfield.

Para sair de Manchester foi o bom e o bonito...
A estrada que eu queria encontrar para sair, teimava em não aparecer nas setas, por isso fomos andando rumo ao sul em busca de um ponto de referência... que teimava em não aparecer...
A Clara bem lutava com o mapa, mas a estrada em que íamos teimava em não aparecer...

Depois de muita luta, lá encontramos uma estrada que se visse no mapa e fomos dar direitos à estrada que eu queria...
Aí começou outro sarilho: as rotundas!!

P*t* que P*r*u, tanta rotunda!!
Ainda por cima elas surgiam com uma cadência irritante, em que nós mal tínhamos tempo e recuperar da anterior e já estávamos a entrar na seguinte...
À 125ª rotunda, lá conseguimos apanhar mais de 200 metros de recta e seguir o caminho sossegados...

Voltamos por um caminho diferente do que fomos.
Queria mostrar ao Tugang outra zona do Peak District, mas as voltinhas extra para sair de Manchester fizeram com que perdêssemos a luz solar e acabamos por fazer o caminho já de noite...

Chegados a casa, as meninas enfiaram-se na cozinha a prepara o jantar... enquanto os homens (e reforço a parte dos HOMENS) faziam isto:

Homens a jogar o Monopoly Cars 2
Apesar de o jogo ser novo, fiquei com a impressão que está estragado... só assim se percebe que eu (o dono) tenha sido o primeiro a perder...

Enquanto os meninos maus continuavam a jogar Monopoly, eu fiz um jogo de "Shave the sheep" com o meu amigo Zé Francisco...
O Zé, ao contrário dos outros, sabe comportar-se na casa dos outros e fez com que eu não perdesse o jogo... terminou com um empate que deixou toda a gente satisfeita...

A rapaziada queria ir outra vez para a noite, mas as moças, e os respectivos, estávamos estourados e ficamos em casa.
Para satisfazer todas as partes, os rapazes foram para a noite de Chesterfield. Assim, eu pude levá-los lá e fiquei à espera que me dessem um toque para os ir buscar (a noite aqui acaba cedo...).

Enquanto eles se divertiam na noite local, eu via o Herman 2011 na TV... e os meus companheiros de sala dormiam em todas as posições possíveis e imaginárias...
Terminado o Herman, ainda não havia sinal da rapaziada. Ainda deu para ver um bocado de um filme, mas eventualmente, lá recebi a chamada esperada e fui apanhá-los à cidade.
Segundo relatos, não confirmados e de fontes pouco fidedignas, a noite foi de arromba.

Chegados a casa, foi hora de ir para a cama dormir.

Hoje, o Tugang tinha que apanhar a camioneta para Londres às 15:20, por isso não dava tempo para grandes viagens.
Fomos passear a Nottingham, um destino que já queríamos visitar há algum tempo.

Como sabeis, Nottingham era a terra deste senhor:

Estátua do Robin Hood - Nottingham
Cresci a ver em minha casa e em casa dos meus avós umas imagens a preto e branco de alguns cenários ingleses, trazidas de Nottingham pelo meu padrinho. Uma dessas imagens é precisamente esta estátua do Robin Hood que, se não estou em erro está desenhada precisamente do ângulo desta foto...

Depois do Castelo de Nottingham, onde não entramos, mas vimos à distância, fomos para o centro... para variar, o centro estava invadido por barraquinhas de Natal, mas o que nos chamou a atenção foi isto:

North Star
Por £5 e durante uns 5 minutos, andamos às voltas a umas boas dezenas de metros do chão de Nottingham...

Ivo e Miguel prontos para descolar.

Olha nós lá em cima!!

Foi uma maneira diferente (e fresquinha) de ver a cidade...

Depois das voltinhas pelo ar, procuramos um local para almoçar... Acabamos por comer nas barraquinhas. Experimentei bife de Bisonte... Não é mau!

Depois do almoço, o povo ainda parou num Starbucks para tomar um café, antes de dar de frosques.

Saímos de Nottingham por volta das 14 horas, mais que a tempo para chegar a Chesterfield a tempo da camioneta... mas, mais uma vez, troquei-me com os caminhos.
Onde devia fazer zig, fiz zag e fomos dar uma voltinha (desta vez pequena) que nos custou uns 10 minutos de viagem.

Chegamos a casa a rasar as 15 horas.
O Tugang saltou dos carros e foi a casa buscar as malas (que já estavam prontas desde manhã).
Às 15:10, estávamos a chegar à paragem.

Fiquei para trás a estacionar a carrinha. Quando me juntei ao grupo soube da "boa nova": O Cerqueira deixou o telemóvel a carregar lá em casa...

Estavamos a menos de 10 minutos da chegada da camioneta...e tinhamos demorado 10 minutos de nossa casa até à paragem...
Estava perante uma Missão: Impossível!!

Despedi-me do pessoal, just in case, meti-me na carrinha e tentei ir buscar o telemóvel a tempo...
Ainda consegui chegar a casa, mas pouco depois de me ter posto a caminho, a Clara ligou-me a dizer que já não valia a pena: a camioneta já partiu.

Voltamos para casa, arrumamos a sala e sentei-me a escrever...
Já passa das 23 horas e estou, finalmente a acabar...

Só para não dizerem que não disse nada, para mim, Novembro foi mês de Movember: http://mobro.co/miguelmoreira

O (lastimável) resultado final foi "isto":

Movember: 31 de Dezembro

...a não repetir!!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Ainda estou vivo...

...mas um pouco mais virado para a criacao da minha propria empresa do que a vir aqui contrar-vos pormenores da minha estadia pelas terras britanicas... (Sem acentos nem caracteres especiais, que este teclado nao tem)

Voltarei em breve!!
Agora tenho que ir aturar o Tugang que me invadiu a casa...

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

De volta!!

Pois é, malta da pesada, estou de volta às lides da escrita e descrita das minhas vivências longe daquele bur... país que me viu nascer, crescer e partir!!

Só quando vi a data do meu último post decente é que me apercebi que estive ausente deste espaço tempo a mais...

Pelo meio, ainda passei uns dias colado ao computador, sintonizado no Porto Canal para tentar ver a reportagem sobre o restauro do Auto-retrato de Aurélia de Souza, feito pela minha prima... vi muita coisa, mas nada do que eu queria...

Tirando isso, estas semanas têm sido duras. A "malta de lá de cima" acabou de escrever e submeter as propostas para futuros projectos e decidiram acabar com o meu sossego...

Num momento passei de "Não ter nada para fazer!" para "Não ter tempo nem para respirar!"...
Três dos meus colegas precisaram da minha ajuda, daí que passei as últimas semanas dividido entre bombas de vácuo, prensas de pratos quentes e fornos de pré-impregnados (a maioria de vocês vai achar que estou a falar chinês, mas acreditem que os nerds dos compósitos se estão a divertir à grande...)...

O que é que isso tem a ver com a minha indisponibilidade de aparecer por aqui a mandar umas postas para os pobrezinhos da cauda da Europa?!
Nada!!

Na verdade, nunca tive por hábito escrever posts no trabalho (o computador não tem acentos e alguns caracteres ainda me deixam às voltas pelo teclado à procura da tecla certa), por isso, não parece muito compreensível que a escrita seja afectada... a não ser que chegue a casa tão estourado que não tenha vontade de o fazer...

Foi por aí...
Estas semanas têm sido extremamente cansativas e raramente cheguei a casa com vontade de fazer algo mais do que sentar-me no sofá ou "enterrar-me no puff...
Mas hoje aqui estou!!
Passei o dia a fazer ensaios de tracção (outra para os nerds)... depois de ontem ter passado a tarde a fazer o mesmo... e amanhã vou continuar na mesma tecla...
A vantagem é que enquanto os provetes rebentam e não rebentam eu estou sentadinho... a olhar para eles...

Mas vamos fazer aqui um "Flashback" até à semana de 31 de Outubro até 5 de Novembro...

31 de Outubro, dia da bruxas, Halloween, noite de os putos andarem a bater às portas a pedir doces... Felizmente a nossa porta é nas traseiras e com acesso restrito, por isso não recebemos visitas...
A semana foi um tanto ou quanto desinteressante, até ao fim-de-semana...

Na 6ª feira, a Clara estava tão estourada que queria ir passear... para o shopping...
Não queria comprar nada em particular, apenas dar uma volta por lá, ver umas lojas, etc...

Fomos para casa, vestimos os nossos melhores fatos de treino (emigra que é emigra...) e fomos ao Meadowhall...
Demos umas voltinhas, compramos uns livros, jantamos no Friday's, uma cadeia de restaurantes norte americana e fomos para casa...

O fim-de-semana, propriamente dito ficou para a história como "O fim-de-semana em que combinamos o que não íamos fazer!"...

Durante toda a semana, a Clara foi sugerindo destinos para o fim-de-semana... a minha resposta era "Vamos indo e vamos vendo!"...
Manchester, Nottingham e um passeio pelo Peak district estiveram na lista... e ficaram na lista, com um grande risco por cima...

O que é que fizemos então?!
Nada!!

O máximo que nos afastamos de casa foram 200 metros, até ao Stand Park... por duas vezes...
No 5 de Novembro, os ingleses celebram a Bonfire night, em que comemoram a detenção de Guy Fawkes e o desmantelamento do Gunpowder plot (O complot da pólvora) que se ia rebentar com a Torre de Londres... rei incluído!!
Nessa noite, a câmara de Chesterfield fez uma festarola no Stand Park, com música, carroceis e fogo de artifício...
O fogo era às 20:00, mas nós fomos para lá por volta das 18:30 horas...
Estava um frio do caraças... por isso acabamos por ir para casa e regressar numa hora mais próxima do foguetório...

Pouco depois da hora marcada (shame on you!) lá começou o fogo de artifício.
Pouco mais de 20 minutos de fogo e está feito...
Volta para casa que está frio!

Passamos o resto do dia a ver filmes e afins...
No Domingo... mais do mesmo...

A semana de 7 a 13 de Novembro foi... mais do mesmo!!
Trabalho duro...
Cansaço ao chegar a casa...
Na quinta-feira,  fui à maior feira de engenharia no Reino Unido, em Birmingham, onde a NetComposites tinha um stand.

Fato de treino e shopping na 6ª feira... para ir ao cinema...

O fim-de-semana já foi diferente...
Desta vez, fomos mesmo a Manchester...

A cidade tem um carácter industrial...
Grande parte dos edifícios do centro são em tijolo, a fazer lembrar antigas fábricas.

Fomos só depois do almoço, por isso não conseguimos ver grande coisa, além de dar uma voltinha pelo centro e procurar, encontrar e dar uma vista rápida no museu da ciência e indústria... Um destino para voltar e ver com tempo e atenção redobrada...

Domingo, foi mais um dia tranquilo em casa... com uma chamada, via Skype, para a famelga, reunida à volta da mesa, pelo aniversário do meu padrinho.

Esta semana de trabalho, mais do mesmo...

Acabei de vez com o trabalho para a prensa de pratos quentes... e passei para a fase de testes...
Acabei com o material para as infusões por vácuo... e ainda estou à espera de nova remessa...
...e o forno de pré-impregnados continua sem funcionar porque ainda não tem a ventilação montada...

Ou seja, para já, estou só com os testes...

Fora do trabalho... estamos a avançar com o PAYD...

...e hoje compramos uma guitarra electro-acústica... no Lidl...
Se me dão licença, vou tocar um bocadinho...

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Fotos do fim-de-semana que passou...

Entre quinta e sábado passado, decorreu o Arts and Market Festival em Chesterfield...

O festival teve vários eventos, a decorrer nas redondezas do centro da cidade.

Quinta e sexta feira não pudemos estar presentes em nenhum dos eventos durante o dia, porque estavamos a trabalhar...

À noite, na quinta feira fomos convidados pela Gemma para ir a um Pub Quiz... no qual tivemos uma prestação miserável (5 certas em 20 perguntas)...

Na sexta, fomos ver o Garden of light...
O Queen's Park estava iluminado e decorado com elementos luminosos.
Além disso havia animação com espectáculos e alguns personagens que deambulavam pelo meio da multidão. Entre estes personagens havia um barco, com dois tripulantes sombrios e uma iluminação assustadora que provocava arrepios a quem passava...
Fomos para lá por volta das 18:30, demos uma voltinha no mini-comboio ao redor do lago, passeamos pelo jardim e jantamos um hamburguer (delicioso) na roulotte habitual.
Vimos um espectáculo de malabarismos com fogo e um mini-fogo de artifício e voltamos para casa... porque estava frio pra xuxu... e o Porto jogava às 20:15...

Crooked Spire, sábado de manhã

No sábado, fomos de manhã ao mercado.
Desta vez, o mercado ao ar livre estava mais compostinho, com as bancas praticamente todas cheias e montes de barracas extra... especialmente o "corredor da gula" como eu lhe chamo...

Três barracas consecutivas a vender... doçaria...
Tartes, chocolates, bolachas, panquecas holandesas, scones variados, etc...

Demos algumas voltas pelo mercado e acabamos por levar vários... doces...

Da parte da tarde, fomos cortar o cabelo e passamos o resto do dia a pastar em casa...

Domingo, véspera de Halloween, planeamos ir a Sheffield à Fright Night, a maior festa de Halloween do Reino Unido, mas antes, o almoço...

Costelinhas de cordeiro assadas
E a sobremesa...

Em cima: Limão, Chocolate
Em baixo: Framboesa e caramelo
Depois do repasto e de algum tempo para deixar assentar, apanhamos o comboio para Sheffield.

Carroceis, roulottes de comidas e doçarias, gente mascarada, gente que mais valia estar mascarada e isto...

A carrinha dos Caça-Fantasmas
Mais adiante, isto:

Pianista sinistro


 Este pianista sinistro, brilhantemente caracterizado, passeava-se pelas ruas, escoltado por alguns membros do staff enquanto dava música ao povo...

Mais adiante, vimos isto:

Encenação de ataque de zombies
No meio de tantos disfarces e encenações assustadoras, o que mais me assustou foram algumas pessoas que não estavam disfarçadas...
Eu achava que a Fright Night seria uma altura em que as miudas giras se disfarçavam de miudas feias e as feias podiam andar na rua sem que ninguém reparasse... mas as inglesas exageram... Puto de gajas feias...

Quando escureceu, por medo das moças feias, fugimos para casa para esperar pela segunda feira e mais uma semana de trabalho...

Previsivel, ou "Como adivinhar que a minha prima ia aparecer nesta noticia"

Auto-retrato de Aurélia de Souza recuperado na Portucalense


Talvez porque ela da aulas na Portucalense... e tirou um doutoramento em restauro em Valencia...

Prima, se estiveres a ler isto:
  1. Fiquei muito contente por apareceres na  noticia por seres boa a fazer aquilo que gostas!
  2. Sinto-me muito mais culto, agora que sei que a Aurelia de Souza "pintou a tela pelo lado oposto, de forma a obter efeitos mais interessantes na pintura a nível visual". (Eu tambem prefiro pintar assim... de preferencia no lado que fica oposto a frente da tela... para ninguem ver a miseria dos meus rabiscos)
  3. Fiquei pasmado por saber que existe uma coisa chamada "camada pictorica"... Isso existe em todos os quadros ou e so nos retratos?! E que pela amostra das caras das mocas inglesas, elas empastam-se com camadas pictoricas multiplas...
  4. Em jeito de finalmentes, achei uma desconsideracao que tenham posto os dados biograficos da Aurelia de Souza, que pintou um quadro todo desbotado e cocado e nao tenham posto umas linhas sobre ti, que o puseste todo bonito e colorido...
PS - O meu teclado nao tem acentos nem c com cedilha... mas o texto fica mesmo engracado quando lido assim... :)

In your face!!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Sugestoes da ilha!! (I)

My friends (e friendas),

Hoje estou com o dia muito pouco preenchido e deu-me para vos dar algumas sugestoes de entretenimento, baseado naquilo que eu vi nos ultimos tempos...

Comecando por algo da terrinha, recomendo o visionamento do documentario: "Ronaldo Tested to the Limit" (http://castroledge.com/football/ronaldo-tested-to-the-limit/)

E sabida a minha opiniao (extremamente negativa) sobre (a personalidade e o proprio jogo d)o Cristiano Ronaldo, mas reconheco, desde sempre, que ele chegou onde chegou porque trabalhou e trabalha MUITO para isso...
Ha algum tempo o Mourinho deixou meio Portugal a bajular o madeirense porque revelou que ele era o primeiro a chegar aos treinos e o ultimo a sair... (Curiosamente, ainda no Man United o Carlos Queiroz ja tinha feito a mesma revelacao...). e, nesse aspecto de busca incessante da perfeicao, admiro-o...

No documentario, brilhantemente criado e realizado, o Reinaldo mostra que e uma verdadeira maquina de jogar futebol... mesmo as escuras...

Saindo da terrinha, mas mantendo os pes na UE, nomeadamente na terra daquele senhor pequenino de nariz grande com a mulher jeitosa, recomendo o ultimo filme do Woody Allen: "Midnight in Paris" (http://www.imdb.com/title/tt1605783/).

Com Owen Wilson como personagem principal, o filme faz-nos viajar para a era dourada dos anos 20, onde encontramos os grandes vultos das artes do ultimo seculo... Como qualquer filme de Woody Allen, este tambem tem uma mensagem, bastante interessante, que neste caso gira sobre a percepcao que as pessoas tem das "eras dourada"... e mais nao digo!

Fora isto, tenho visto muita "Fox" em streaming na net, e estamos quase a acabar a coleccao do Allo Allo... para depois comecarmos a ver Jericho...

Bilhetes comprados!!

Como bom emigrola, ja tenho os bilhetes para regressar a terrinha no natal...

Ida no dia 22 de Dezembro e regresso a 1 de Janeiro, a meio da tarde...

See you then!!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Quinta-feira académica... para não académicos...

Em Portugal há a quinta-feira académica, o dia por excelência para as saídas nocturnas dos estudantes...

Hoje é quinta... e nós vamos sair!!
Mais uma vez, a convite da Gemma...

Ui!!
Que doideira!!
Somos gajos para nos deitarmos depois da meia noite... Loucura completa!!

Uma tradição que eles têm por cá, são os Pub Quiz!
No fundo é um jogo de perguntas de cultura geral, maioritáriamente britânica (óbvio), em que se formam equipas que tentam responder às perguntas para serem os vencedores da noite...

Qual é o prémio?!
Não faço ideia... mas estou ansioso por descobrir...

No fim de semana, devemos ficar por cá a apreciar o Arts and Market Festival que decorre de 27 a 29 de Outubro...
Pelo programa tem alguns eventos engraçados que gostávamos de ver...

The first paycheck!! (ou, em bom português, hoje "pingou")

Oh yeah!!

A grande vantagem de ter que levantar cedo durante a semana chega uma vez por mês, no dia em que se consagra o santo mais adorado de todo o mundo: S. Receber.

Hoje, recebi o meu primeiro...

!!RECIBO DE VENCIMENTO BRITÂNICO!!

Ainda não recebi MESMO o ordenado, porque só pagam ao dia 28... mas hoje foi o dia em que entregaram os recibos ao pessoal, com os valores discriminados...

Ainda não é nada de extraordinário, mas vou receber mais do que o que tinha previsto... o que é sempre uma agradável surpresa.

E agora, um regresso ao passado... mais propriamente até à última sexta-feira.

Como já sabeis, sexta à noite fomos para a noite de Chesterfield.

Depois do jantar, por volta das 19:30, a Gemma veio buscar-nos a casa e levou-nos até casa dela...

Apesar de não termos visto muito do interior, deu para perceber que a casa da Gemma é uma casa tipicamente britânica, com quatro frentes, rés do chão e primeiro andar (e, provavelmente, loft), com um espaço para parar dois carros em frente à porta, garagem e, apesar de não termos confirmado, provavelmente, tem jardim nas traseiras...

Além da delicia da casa em si, o bairro onde ela mora também é bastante pitoresco, com as casinhas iguais e os jardins muito arranjadinhos.

Depois da passagem rápida por casa da Gemma, onde conhecemos a mãe dela e o marido, Stuart, fomos para a cidade... ainda de carro...

Ela queria levar-nos a fazer a "Brampton Mile"... uma espécie de rally das tascas... mas em pubs...
Acabamos por correr alguns pubs até ao centro da cidade... bebendo qualquer coisa em praticamente todos...

Durante a noite ficamos a conhecer melhor a Gemma, o marido e os britânicos em geral... e também lhes demos a conhecer um pouco mais a cultura portuguesa...

No final da "Brampton Mile" chegamos ao centro e acabamos por ir comer qualquer coisa perto da Crooked Spire... eram umas loucas 23:45h...

Comemos uns kebab e ainda assistimos a uma demonstração de estupidez de um rapaz que se meteu com o empregado árabe do take-away, às custas da morte do Kaghaffi (provavelmente não é assim que se escreve, mas com tantas versões do nome do homem, já nem sei como é que ele se chamava...)
Pouco depois da meia noite, apanhamos um taxi que nos deixou em casa.

Sábado de manhã (manhã no sentido lato) a Clara foi à cidade tratar de alguns assuntos pendentes e... às compras...
Eu fiquei a dormir...

Da parte da tarde, fomos dar um passeio pelas zonas de Chatsworth, onde demos a primeira voltinha de bicicleta...
Pelo caminho, ainda em Chesterfield, vimos isto:



Uma auto-caravana que rebocava um smart... o que é um bom ponto a favor da minha teoria de que os smart NÃO SÃO CARROS!!

Entretanto, chegados à zona de Chatsworth, enquanto passeávamos por um campo, sarapintado de ovelhas, ouvimos uma espécie de zurro... nada propício a uma ovelha de bons pastos... mas não conseguíamos ver nada que pudesse emitir aquele ruído...

Ficamos a pensar que haveria vacas nas proximidades... Não podíamos estar mais enganados...
Quando nos aproximamos da base da colina, vimos... veados...

Veados e bambis, numa pequena manada que se passeava num espaço circunscrito... apesar de não haver nada que os impedisse de experimentar outros locais...

À distância e sempre resguardados pelo tronco de uma qualquer árvore, algumas pessoas admiravam a manada... à boa maneira portuga, quando vemos alguém a "bêr", nós também fomos "bêr" o que é que se passava...

Passava-se isto:
 

Depois dos campos, chegamos à Chatsworth House, propriamente dita e encontramos um carro que nem sabíamos que existia:

Carrinha BMW?!?!
Não entramos na casa, ainda, mas andamos pelas redondezas e fomos ver as lojinhas, onde compramos doce de limão e de lima... Deliciosos!!

O caminho de regresso fez-se pelo mesmo campo, mas desta vez por um estradão mais próximo do rio... com ovelhas mais preguiçosas...

A comer "sentada" nos cotovelos...
Depois do passeio, foi mais uma viagem de carro até à adorada Chesterfield e a sua Crooked Spire!!

Chesterfield vista de um miradouro
Podem confirmar que não menti quando disse que a Crooked Spire é o ponto mais alto da cidade... o torreão vermelho do lado direito da spire é o edificio do mercado...

Pelo caminho, soubemos pelo rádio que o Chesterfield FC tinha levado na pá... outra vez...

Domingo foi dia de pasmaceira...
Filmes, arrumações e tal... o costume...

A semana de trabalho começou tranquila...
As peças que fiz na semana passada estavam agora prontas para serem cortadas e testadas... portantos passei os dias de segunda e hoje a fazer ensaios mecânicos...

Hoje, foi dia de S. Receber-o-recibo...

Sexta é dia de S. Receber-o-guito!

Até lá! :)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Esta semana...

...trabalhei a meio gas para os meus patroes... (porque nao me deram mais para fazer)

...mas trabalhei a gas e meio para mim!!

E, para comemorar, hoje tambem eu vou para a noite inglesa... ver elefantes marinhos semi-descascados e com camadas multiplas de pinturas faciais...

Nota importante: Vao apanhar-nos em casa as... 19 horas!!
La para a meia noite ja devo estar em casa!!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

De manha, fui ler as noticias...

...e encontrei isto em grande destaque no JN:

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Gente/Interior.aspx?content_id=2067072

Algumas perguntas:

  1. Quem e a Cinha Jardim?!
  2. O que e que isto interessa?!
  3. Nao ha nada mais interessante/importante para ser noticiado?!
  4. O JN virou revista cor-de-rosa?!
  5. Porque e que na foto a Cinha parece a minha carpete da sala toda enrugada?!
Para manter a norma das edicoes on-line dos jornais portugueses, os comentarios estao no mesmo nivel da noticia...

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Poder de sintese...

...é algo de que eu sou um pouco desprovido... mas, mesmo assim, vou tentar sintetizar os eventos destes últimos dias!

Basicamente, de segunda a sexta, a gente acorda, toma o pequeno almoço e arranca para o trabalho...

Como só temos meia hora para almoçar e não há grande coisa à volta da empresa, temos que levar o almoço de casa. Normalmente, levo um "tamparuére" com restos do jantar do dia anterior, (bastante cobiçados! Apesar de não o dizerem directamente, já deram a entender isso à Clara...) ou umas sandochas...


Portantos, só quando saímos do trabalho é que podemos ter alguma vida própria... que, normalmente, consiste em vir para casa, preparar o jantar, jantar e ver uns episódios do 'Allo! 'Allo! até a Clara cair redonda de sono...

Alguns dias, quando acaba o pão, lá temos que ir às compras, por isso quebramos a rotina Casa-Trabalho-Casa e passa a ser Casa-Trabalho-Compras-Casa...

Porque é que não compramos pão que chegue para toda a semana?!
Não podemos...

Compramos sempre pão de forma... e nem imaginam o complicado que é comprar pão...
Começa logo pela tarefa hercúlea de escolher o pão para comprar...

Panrico, Bimbo e a marca da loja, com ou sem côdea e normal ou integral seriam as escolhas em Portugal...

Aqui, temos que escolher entre dezenas de marcas, vários tipos de "integralidade", diferentes espessuras de fatia e densidade de massa...

Basicamente, escolhemos o mais barato...

Nãããã, tava a brincar...

Já experimentamos esse e não vale grande coisa...
Por sorte, há algum tempo experimentamos um pão que é bastante bom, fresco ou torrado...

Concluído o processo da escolha, há que ler, com particular atenção, a etiqueta colorida que fecha o saco... que indica a data de validade... inferior a uma semana...
Os prazos curtos da validade do pão são o motivo porque temos que comprar pão várias vezes durante a semana...

Na semana passada, finalmente conseguimos ter internet em casa... que bomba lindamente...

Apesar de ter todas as condições para estar na net à vontade, o ritmo desinteressante a que foram passando os dias, não me trouxe nenhuma vontade particular de vir aqui escrever...

...mas tenho um dever para com os meus leitores e... deu-me na alembradura...

Estes últimos fins-de-semana também foram pródigos em... falta de motivos de interesse...

Na semana passada, foi um fim-de-semana de preguiça... em casa...
Este último, começou...na sexta-feira à noite, quando a Clara acompanhou uma colega nossa numa "Girls Night"...

No sábado de manhã fomos às compras... aparentemente, (segundo opiniões femininas da casa) eu tinha que comprar calças...
Além das calças, trouxe ainda duas camisas... e nem sei dizer o que comprou a Clara... só sei contar até 20...

Era suposto irmos a Manchester, no sábado, mas só acabamos as compras depois das 14 horas, e acabamos por deixar esse passeio para outra oportunidade...

Deu para ver uns 10 minutos do Pêro Pinheiro-Porto, aqueles dos 3 primeiros golos, e para dar um passeio a pé pelas redondezas, enquanto decorria um derby no B2Net Stadium, entre o Chesterfield e o Notts County (1-3, 7a derrota em 8 jogos do campeonato)...

Entre filmes e preguiça, passamos o fim-de-semana... e hoje custou de carago para ir trabalhar...

PS - Para os mais ranhosos e que gostam de implicar com os textos: Sim, tomo banho antes de sair de casa para o trabalho... algures entre o acordar e o pequeno-almoço...

Eu, e os ingleses, no trabalho... uma relação complicada!!

Já lá vai algum tempo desde a minha última posta... Tenho estado a trabalhar e...

...não posso dizer que se passe muita coisa no trabalho...

Mas os ingleses são um bocado esquisitos...
Em quê?!

Vamos por pontos:

  1. Passam a vida a beber chá, com leite, ou uma mijoca a que chamam "coffee" (é parecido com café, mas mais parece água tingida...).
    Quando digo "Passam a vida a beber" quero dizer que chega ao ponto de me acharem "esquisito" porque... não bebo uma caneca a cada 10 mins...
  2. O mais estranho é que, com tanto líquido emborcado, não passam a vida na casa de banho... nem as mulheres...
  3. Almoçam, em meia hora, sozinhos, na respectiva secretária... sem darem cavaco a ninguém... Ou seja, o momento da refeição, que para nós portugueses é um dos mais importantes momentos do dia, onde se pode por a conversa em dia e conviver um pouco, para eles funciona como uma "chatice"... Uma mera formalidade que tem que ser cumprida para não darem com a cabeça no teclado... por causa da fraqueza...
  4. Pausas para lanche e pequeno-almoço também não se fazem... podem fazer 30 pausas de 5 mins para preparar chá/coffee, mas para comer... não!
    Não fazem a pausa, porque comer, comem... e não é pouco... Raro é o dia em que a mesinha da entrada não está carregada de bolachas, bolos e/ou doçarias... que raramente duram para o dia seguinte...
  5. No fundo, não há grandes ocasiões para convívio entre o pessoal... excepto quando o chefão vem cheio da pica do Quiz do Pub do dia anterior e se lembra de pôr o povo a jogar...
    Devo anunciar que a equipa International Superstars, constituída pelos dois portugas e dois ingleses bateu a concorrência sem apelo nem agravo com 19 respostas certas em 25 perguntas... contra 17 do segundo classificado...
    A minha modéstia leva-me também a dizer que, caso três outras respostas portuguesas... nossas... (OK, fui eu que as dei!) tivessem sido consideradas, teriamos atingido 22 certas em 25...
  6. Na minha primeira semana de trabalho acabei com um rolo de fita de papel... quando pedi outro, o meu colega disse que contava que aquele rolo durasse umas três semanas (obviamente, não a fazer o que eu estava a fazer) e que devia... trabalhar mais devagar...
  7. Já no final da semana passada fizeram queixa de mim à Clara porque... falava pouco e... não parava...
Resumindo:

Além de ser olhado como um bicho estranho por não encher o bandulho com malgas de chá/coffee, ainda me vêem como tolinho por não engonhar enquanto trabalho...

Como diria o meu amigo Obelix:

Estes Bretões são loucos!!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Mocinho trabalhador


Segunda feira, 1º dia de trabalho!!

Levantar cedinho, vestir uma roupinha decente e oupa que já se faz tarde…

Chegamos por volta das 8:30 à empresa, a Clara foi-me dando as primeiras dicas e às 9 horas reuni com o chefão.

Leitura e assinatura de contratos, introdução às regras da casa, etc, etc…

Entregou-me aos meus superiores e fui logo bulir…
O que fui fazer?!
Cenas!!
Não posso contar muito porque é tudo confidencial, mas posso dizer que, apesar de ter lidado com compósitos nos últimos três anos, nunca tinha visto nada do que se faz aqui…
Passei o primeiro dia a impregnar camadas de fibra de vidro para fazer umas placas para a Airbus e, ao final da tarde, foi-me destinado um trabalho para o dia seguinte, a pedido da Jaguar/Land Rover…

Ou seja, no que diz respeito a clientes, estou muito bem servido… só que diz que aqui eles não pagam em géneros… (o que é uma pena porque eu sempre quis ter um A380 na mesinha de cabeceira, um Jaguar de centro de mesa e um Range Rover a servir de mesa de café)

Acabei o dia cansado… mas contente…
Pelo menos sentia-me útil!
…mas o cansaço reflectiu-se em casa… em que pouco ou nada fiz…

Terça-feira custou a acordar (muito tempo de preguicite), mas agora tinha mesmo que ser…
Mais um dia de trabalho, com duas tarefas destinadas… o mesmo do dia anterior e as tais placas para a Jaguar/Land Rover…
Apesar de tudo foi um dia animado, o Neil, o técnico, ensinou-me a fazer as placas e ainda estivemos um bom bocado na conversa… mas aos bochechos…
De tempos a tempos ele lá aparecia, com a sua chávena de chá, dávamos umas de letra e lá seguia a sua vidinha… Passado um bocado, lá voltava ele… And so on…

O dia acabou e eu tinha terminado as placas (ainda de manhã) mas continuava com peças do outro trabalho para fazer…

Ontem, fiquei, praticamente, sozinho a fazer essas peças… O Neil andava entretido nas tarefas dele e eu com as minhas…
No final do dia, as peças estavam todas prontas para fazer os painéis finais… e eu estava estourado… ou não tivesse que ter deixado a Clara na estação às 7 horas da manhã…

Hoje voltei a ter companhia, além de ter tarefas com o Neil, outros colegas passaram o dia a trabalhar lá em baixo…

E assim passo os dias entretido, a trabalhar, em vez de preguiçar em casa…